sábado, 1 de janeiro de 2011

OS DISCÍPULOS DE EMAÚS

Jesus caminha com os homens:-  Dois dis-cípulos seguiam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam a respeito de tudo o que ti-nha acontecido.
Enquanto conversavam e discutiam, o pró-prio Jesus se aproximou e começou a cami-nhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: — O que é que vocês andam conversando pelo caminho?
Eles pararam com o rosto triste. Um deles, chamado Cléofas, disse: — Tu  és o único pe-regrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nesses últimos dias? Jesus perguntou: — O que foi?  Os discípulos responderam: — O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em ação e palavras, diante de Deus e de todo o povo. Nossos  sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte,  e o crucificaram.
Nós esperávamos que fosse ele o liberta-dor de Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que tudo isso aconteceu! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos de-ram um susto. Elas foram de madrugada ao tú-mulo e não encontraram o corpo de Jesus. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos, e es-tes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas ninguém viu Jesus.
Então Jesus disse a eles: — Como vocês custam para entender, e como demoram para acreditar em tudo o que os profetas falaram! Será que o Messias não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?
Então, começando por Moisés e continu-ando por todos os profetas, Jesus explicava para os discípulos todas as passagens da Escri-tura que falavam a respeito dele.
Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adian-te. Eles, porém, insistiram com Jesus dizendo:Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando.
Então Jesus entrou para ficar com eles.
Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e abençoou, depois o partiu e deu a eles. Nisso os olhos dos discípulos se abriram, e eles reconhe-ceram Jesus.
Jesus, porém,  desapareceu da frente deles.
Então um disse ao outro: Não estava nosso coração ardendo quando ele falava pelo cami-nho, e nos explicava  as Escrituras?
Na mesma hora eles se levantaram e vol-taram para Jerusalém. Onde encontraram os onze, reunidos com os outros. E estes confirmaram: realmente, o Senhor ressuscitou, e apareceu a Simão!
Então os dois contaram o que tinha aconte-cido no caminho e como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu o pão.
                                                   Lc 24,13-35.
Fica Comigo Senhor só disso que eu preciso....

Nenhum comentário:

Postar um comentário